Augusta Aguiar sublinha a importância no combate à violência doméstica
Augusta Aguiar sublinha a importância no combate à violência doméstica
A Delegação Regional da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) realiza, entre hoje e amanhã, no Hotel The Vine, uma conferência OPP Madeira sobre violências (s), onde esteve presente esta manhã, a secretária regional de Inclusão e Cidadania,...
A Delegação Regional da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) realiza, entre hoje e amanhã, no Hotel The Vine, uma conferência OPP Madeira sobre violências (s), onde esteve presente esta manhã, a secretária regional de Inclusão e Cidadania, Augusta Aguiar, que reiterou o compromisso no combate à violência.
Augusta Aguiar destacou o II Plano Regional Contra a Violência Doméstica, onde foram dinamizadas variadas “ações de sensibilização/informação/formação sobre violência doméstica, violência no namoro e violência sobre a pessoa idosa, que abrangeram diretamente cerca de 10.500 pessoas, entre jovens, adultos e idosos” expôs.
No primeiro semestre de 2019, foram referenciadas cerca de 96 pessoas vítimas de variados tipos de violências, que contaram com a auxílio da equipa de apoio a vítimas do Instituto de Segurança Social da Madeira.
A secretária dirigiu ainda uma palavra a todas as entidades parceiras no Plano Regional Contra a Violência Domestica, nomeadamente as associações que prestam apoio direto e encaminhamento às vitimas. “Profundo agradecimento, pois, diariamente, trabalham dão tudo de si, em prol das vítimas e tornam possível a concretização das medidas e ações nesta área de intervenção social” elogiou.
Contudo, a governante relembra que “apesar das realizações até aqui conseguidas, estas não são suficientes para conter ou erradicar a violência. O silêncio perpetua, agrava e alimenta a violência escondida”. Daí, a necessidade de “uma ainda maior concertação na ação, enquanto sociedade responsável e organizada na proteção de quem está vulnerável, bem como a instituição de uma cultura de intolerância face à violência e ao desrespeito pela dignidade e direitos do outro”.
Por fim, reiterou o compromisso do Governo Regional no combate à violência doméstica, destacando algumas medidas apontadas no programa de Governo como: o desenvolvimento do III Plano Regional Contra a Violência Doméstica na RAM; o aumento da capacidade das casas de acolhimento para vítimas de violência doméstica e a criação de uma Casa de Emergência para Vítimas de Violência Doméstica na Madeira.
Um jovem de 17 anos foi encontrado hoje morto num poço, na zona de Cabanelas, em...
Damos valor à sua privacidade
Nós e os nossos parceiros utilizamos determinadas tecnologias no nosso site, como os cookies, para personalizarmos os conteúdos e a publicidade, proporcionarmos funcionalidades das redes sociais e analisarmos o nosso tráfego.