A Rádio Calheta é uma rádio que exerce a sua actividade de forma independente do poder económico, político ou religioso. Nesse sentido, assegurará uma informação de rigor, pluralista, objectiva e independente relativamente aos partidos, ao governo, à igreja ou igrejas ou a eventuais grupos socioeconómicos ou profissionais.

A Rádio Calheta privilegiará na sua informação os acontecimentos ou eventos que directa ou indirectamente digam respeito à sua área de cobertura, ou à sua comunidade, sem no entanto descorar os acontecimentos regionais, nacionais e internacionais.

Na eventualidade de serem efectuados contratos de publicidade quer com entidades públicas, quer com entidades privadas, nunca, em caso algum poderá estar implícito ou explícito qualquer compromisso que viole a isenção e independência da rádio ou dos seus jornalistas.

Sem colocar em causa a liberdade de expressão e o respeito pelas minorias, no exercício da sua actividade a rádio tentará evitar atitudes ou linhas de programação que entrem em choque com a cultura ou com os comportamentos socialmente aceites na área de cobertura da rádio.

A rádio, como veículo de informação, tem a obrigação de promover o concelho a que pertence, pelo que deverá cobrir, todos os acontecimentos susceptíveis de realizar esse objectivo.

Sendo a música o coração de uma rádio generalista, deverá haver a preocupação de, na sua selecção, para além de agradar o ouvinte e naturalmente cativa-lo para as emissões da rádio, também fazer a maior divulgação possível da música portuguesa.

A Rádio Calheta compromete-se a respeitar os direitos dos seus ouvintes, bem como os princípios deontológicos dos jornalistas e a ética profissional.


CALHETA FM


Inaugurada a 10 de Agosto de 2001 pelo Presidente do Governo Regional da Madeira, Dr Alberto João Jardim, a Rádio Calheta surgiu com o propósito de promover o verdadeiro serviço público à população da Calheta.

Desde então, a Rádio Calheta é já um ícone de referência da zona Oeste da RAM e em particular do Concelho da Calheta. Desempenhando um verdadeiro serviço público de radiodifusão, a RC abrange todo o concelho da Calheta e alguns concelhos confinantes, aproximando as pessoas às instituições ali existentes.

Preponderante na divulgação das mais diversas iniciativas, a RC leva a casa dos calhetenses toda a informação concelhia, nunca antes divulgada devido à centralização da informação na capital madeirense.

A RC assume-se como um projecto virado para os ouvintes de todas as idades. A aposta constante na música nova conquista o auditório jovem. Os menos jovens, acompanham com muito agrado as emissões religiosas, nomeadamente o Terço do Santo Rosário e as missas emitidas, directamente, da Igreja Matriz da Calheta.

A Diáspora madeirense, em particular a Calhetense, tem se revisto nas emissões "on-line" que têm levado as notícias da Calheta aos quatro cantos do mundo, encurtando distâncias que de outra forma não seria possível.

A RC sempre pautou pela defesa intransigente dos usos, costumes e tradições do Concelho, levando à casa de cada um, um pouco da vivência deste concelho da zona oeste da Madeira.
O projecto é para continuar, em sentido ascendente, procurando mais e melhor e fazendo desta rádio local, uma rádio da Madeira, do País e do Mundo.

A Rádio Calheta emite nos 98.8 MHz e possui três micro-coberturas para cobrir Ponta do Pargo e Fajã da Ovelha (107.1 MHz), Paúl do Mar e Jardim do Mar (104.3 MHz) e zona baixa do concelho da Calheta (102.7 MHz).

Publicidade
Calheta WebCam
Publicidade