Destinado exclusivamente para os jovens do Porto Santo, foi criado o programa Colombo pela Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, através da Direção Regional de Juventude, cujas inscrições decorrem entre 1 e 30 de abril.
Podem participar jovens com idades entre os 16 e os 30 anos, que não exerçam qualquer atividade remunerada. Por cada mês de participação, julho ou agosto, têm direito a receber 300,00€, sem qualquer encargo para a entidade.
O Colombo oferece um leque alargado de atividades em diferentes áreas, nomeadamente:
- Administrativas;
- Atendimento ao público;
- Apoio a crianças e jovens;
- Apoio a idosos e a pessoas com necessidades especiais;
- Apoio a campanhas de sensibilização da população;
- Apoio à manutenção de espaços interiores e exteriores;
- Manutenção e vigilância de praias, complexos balneares ou complexos desportivos;
- Preservação e divulgação do património histórico-cultural;
- Proteção do ambiente;
- Outras de relevante interesse para os jovens.
Os candidatos ao programa têm total liberdade de escolher a entidade de acolhimento, a qual pode ser privada, pública ou privada sem fins lucrativos. Para isso, devem estabelecer contacto com a mesma e pedir que preencham um termo de aceitação, disponível no site da DRJ.
Atendendo à conjuntura atual que vivemos e às medidas de contenção que são recomendáveis adotar no sentido de conter a propagação do Covid-19, a Direção Regional de Juventude aconselha que todos os jovens permaneçam em casa, podendo articular com as entidades telefonicamente ou por email. Todo o processo de candidatura é efetuado online.
Informações ou questões adicionais podem ser esclarecidas através do site www.madeira.gov.pt/drj e do email
[email protected]