'Cosmos' repudia ideia de asfaltar Estrada das Ginjas
'Cosmos' repudia ideia de asfaltar Estrada das Ginjas
A Cosmos - Associação de Defesa do Ambiente e Qualidade de Vida vem, uma semana depois, sensivelmente, manifestar o seu repúdio pela intenção manifestada pelo presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, e pelo presidente da Câmara de...
A Cosmos - Associação de Defesa do Ambiente e Qualidade de Vida vem, uma semana depois, sensivelmente, manifestar o seu repúdio pela intenção manifestada pelo presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, e pelo presidente da Câmara de São Vicente, em asfaltar a estrada de terra Ginjas/Paul da Serra
"Uma clara manobra eleitoralista, em que se procura sacrificar novamente o nosso património natural e a nossa floresta Laurissilva em nome de ambições políticas pessoais", refere a Associação.
A Cosmos deu como exemplo o caso do asfaltamento da Estrada do Fanal, que hoje sofre inumeráveis impactos negativos. "O Chão do Fanal está cheio de vacas, que estão a pôr em perigo um importante núcleo de tis centenários da nossa floresta Laurissilva, e a população da Ribeira da Janela, que pensava que a estrada seria um importante fator de desenvolvimento económico, afinal, os turistas passam de carro e de autocarro e nem param na freguesia, quando no passado, os caminheiros percorriam essa via de terra batida a pé, e aguardavam nos estabelecimentos de restauração da Ribeira da Janela pelos autocarros ou pelas carrinhas, consumindo na espera, bebidas e géneros alimentícios que fomentavam o pequeno comércio local".
Depois deste verdadeiro "atentado ambiental", prosseguem, "o Governo Regional pretende repetir o mesmo erro nas serras de São Vicente, transformando um paradisíaco local, num local motorizado, cheio de ruídos de carrinhas e outros veículos de transporte, impermeabilizando o solo, promovendo a pressão humana sobre a floresta Laurissilva, e roubando o silêncio e a fruição da bela paisagem aos verdadeiros amantes da natureza".
Esta associação aproveita este comunicado para repudiar os “silêncios” matreiros e calculistas de certos “biólogos” e de alguns governantes/autarcas, que se dizem amigos e defensores do ambiente, da natureza e da qualidade de vida dos cidadãos, mas que por egoísmo pessoal, vendem os valores que dizem defender aos senhores do betão e do alcatrão.
Nós e os nossos parceiros utilizamos determinadas tecnologias no nosso site, como os cookies, para personalizarmos os conteúdos e a publicidade, proporcionarmos funcionalidades das redes sociais e analisarmos o nosso tráfego.