Clima é um 'recurso valioso' para a maioria dos produtos turísticos

Reconhecer o clima como "um recurso valioso para a maioria dos produtos turísticos da região e entender as mudanças climáticas como uma ameaça para o desenvolvimento desses produtos turísticos" foi uma das conclusões do III Congresso Internaciona...

Clima é um 'recurso valioso' para a maioria dos produtos turísticos
Reconhecer o clima como "um recurso valioso para a maioria dos produtos turísticos da região e entender as mudanças climáticas como uma ameaça para o desenvolvimento desses produtos turísticos" foi uma das conclusões do III Congresso Internaciona de Turismo da AICA (Associação de Investigação Científica do Atlântico), realizado no Funchal. Num painel subordinado ao tema 'Impactos das Alterações Climáticas nos Territórios Turísticos', foi defendida a ideia de que "é importante que qualquer destino turístico disponha de informação climática mais concisa, cujo objetivo é produzir e divulgar produtos de informação personalizada a partir dos dados climáticos. A tomada de medidas e estratégias para promover o clima como um recurso turístico de excelência será cada vez mais determinantes no futuro deste setor".  Num outro painel, dedicado às 'Relações Sociais e Patrimoniais e o Turismo', os intervenientes concluíram que "a monotorização da afluência de turistas aos monumentos terá de existir como forma de manter um equilíbrio sustentável do destino". "A relação património e turismo são essenciais e deve ser considerada, cada vez mais no futuro como uma relação estratégica, assumida e desejada por quem tem a responsabilidade de gerir os territórios turísticos", consideram os congressistas para quem "o turismo é uma das atividades que mais tem estimulado o contato intercultural entre pessoas, grupos e povos às diversas escalas geográficas". Neste contexto, sublinham que "os estudos de investigação na área do turismo cultural são fundamentais para determinar o peso que este tipo de turismo tem num determinado destino e os aspetos positivos e negativos que provocam no território". No painel Marketing e os Transportes no Turismo, a primeira conclusão é a de que "o futuro do turismo é muito incerto e 2020 irá com toda a certeza apresentar-se como um ano complicado e acima de tudo muito distinto dos últimos anos, em que o crescimento turístico se fez sentir um pouco por todo o mundo". Para que o futuro seja mais promissor, o congresso concluiu que: "É importante perceber que a simbiose perfeita entre o marketing responsável e a sustentabilidade de um destino turístico só resulta se estes destinos estiverem preparados em termos sociais, ambientais e económicos, mediante uma aposta em: i) destreza tecnológica aplicada ao turismo que lhe forneça inovação, criatividade e espirito empreendedor; ii) renovação dos modelos de negócio mais adequados, comunitários e altruístas; iii) segurança, um dos fatores primordiais na decisão da escolha do destino pelo visitante; iv) boa relação qualidade-preço que evite assimetrias locais e que atraia um conjunto heterogéneo de turistas; v) atividades turísticas com serviços mais singulares, desenhadas mediante um conjunto de normas e éticas `sustentáveis´; vi) formação da mão-de-obra e dignificação dos trabalhadores do turismo, que ajude a adquirir o prazer no que fazem e o transmitam ao cliente; vii9) e, por fim, o mais importante, atribuir a maior importância às pessoas".