Apostar no marketing digital: Adapte-se às transformações impostas pela Covid-19

Apostar no marketing digital: Adapte-se às transformações impostas pela Covid-19

Consulte uma agência SEO e mantenha a sincronia com a evolução da tecnologia 

  

O paradigma do “novo normal” construído pela pandemia Covid-19 em que o trabalho, a comunicação e o engajamento precisam de privilegiar a distância foi complicado para as empresas ao início, que tiveram de se adaptar repentinamente sem saber muito bem como. O mercado de produção e consumo foi tragicamente afetado, até as pessoas e as empresas se começarem a habituar a vender, comprar e interagir conforme as transformações que o confinamento veio impor. 

 

Mas, nem tudo é mau. Estas mudanças vieram acelerar a Transformação Digital das empresas que mais tarde ou mais cedo teriam de dar esse passo, e novas estratégias de marketing digital foram definidas para superar a crise económica e redução de budget.

 

No fundo, as empresas foram obrigadas a inovar para sobreviver e o que poderia levar anos a ser implementado está agora em vigor. Por outro lado, como diz o ditado, “depressa e bem não há quem”. O marketing digital é a melhor solução estratégica, mas isso não significa que todos saibam como a definir e aplicar. Para cada tipo de negócio há uma demanda digital específica a que deve ser dada resposta e neste cenário de stress pode ser complicado investir nos setores certos sem cometer falhas, gastando fundos desnecessários. Para garantir exatamente a clareza e segurança de que estão a trilhar os caminhos adequados no que toca a estratégias de marketing digital, as empresas podem e devem recorrer a uma agência SEO. 

 

Perceba agora de que maneira o marketing digital foi e continua a ser a solução estratégica para agir em tempos de pandemia e para o futuro:

 

Desdobrar o negócio em e-commerce para além de uma loja física ou ter um market place nas redes socias é importante para gerar fluxo se corresponder aos novos hábitos de consumo de uma grande parcela da população for o objetivo. A permissão para poder voltar a interagir com marcas e serviços pessoalmente não significa que as pessoas deixem de exercer o “novo normal”. Promover o seu inventário online pode ser uma boa maneira de se destacar entre tantos outros sites E-Commerce que surgiram.

 

O confinamento trouxe as marcas para dentro de casa das pessoas e as que lhes derem o conteúdo mais interessante, mesmo que nada tenha a ver com o produto ou serviço que a marca oferece, mantêm-se no seu leque de interesses e consequentemente, no algoritmo das redes sociais. Uma maneira que as marcas têm de fazer o público identificar-se com elas é através da colaboração com influencers. Ao divulgarem um produto aos seus seguidores é provável despertada em muitos a curiosidade de experimentar ou saber mais sobre ele. 

 

À necessidade de um posicionamento online forte, alia-se a da inteligente extração e monitoramento de dados das redes sociais com a finalidade de descobrir o que as pessoas dizem da sua marca, dos concorrentes e do mercado. São também as agências SEO que podem elaborar uma estratégia de conteúdo personalizada para as empresas e fazer este trabalho de espionagem lícita.

 

Newsletters com uma boa curadoria de conteúdo e dentro da perspetiva em que o inbound marketing está inserido, continuam a ser um sim, pois vão gerar tráfico orgânico. Para além da informação que contém, é preciso ter atenção à periodicidade de entrega para que não contribuam para o excesso informacional de que todos somos alvo atualmente.

 

Estar bem informado sobre as novas opções e inovações do mundo digital e das transformações a que o confinamento veio obrigar a fazer, é o primeiro passo. Optar por planos que tenham um efeito a longo prazo significa basearemo-nos no futuro, na tecnologia e no digital. O segundo passo é arriscar sem dar um passo em falso, e recorrer a uma agência SEO é a melhor maneira de o garantir. Para além de curadoria este tipo de agências domina o marketing digital e oferece soluções personalizadas desconhecidas para muitos. 

 

O confinamento termina, mas os hábitos já se transformaram e vão não só manter-se, como continuar em mutação sincronizada com a evolução da tecnologia. Vivenciar o mundo digital deixou de ser opção para passar a necessidade em requisito para o sucesso.