Projetos de melhoria da casa DIY amigos do ambiente que acrescentam valor

Além de lhe permitir poupar o ambiente e melhorar o conforto da sua casa, projetos de renovação sustentáveis permitem-lhe valorizar a sua habitação e acrescentar valor ao lugar a que chama lar. Se tem algum talento para trabalhos manuais e quer renovar a sua casa de modo a torná-la mais amiga do ambiente, tome nota destes cinco projetos DIY (“do it yourself” ou “faça você mesmo”) que temos para o inspirar.

Projetos de melhoria da casa DIY amigos do ambiente que acrescentam valor

Projetos de melhoria da casa DIY amigos do ambiente

Apesar de poupar em mão-de-obra, a compra de materiais amigos do ambiente para realizar as renovações que lhe vamos apresentar têm custos, custos que podem ter um impacto mais reduzido no seu orçamento se optar por pedir um crédito para obras.

Também conhecida por crédito para renovação arquitetónica ou crédito para construção, esta solução de financiamento foi criada especificamente a pensar renovar a sua habitação oferecendo, por isso, montantes, prazos de reembolso e taxas de juro mais alinhadas com esta finalidade.

Por exemplo, ao recorrer a um financiamento para renovação da casa no Credibom, vai poder usufruir de um crédito sem despesas de abertura de contrato que lhe oferece montantes de financiamento entre os 5 mil e os 50 mil euros, prazos de reembolso que vão dos 24 aos 84 meses e taxas de juro competitivas (TAN desde 12,25% e TAEG desde 15,17%).

Para um acesso mais rápido e simples a este empréstimo para melhorias na casa, o Credibom disponibiliza uma contratação totalmente digital e menos burocrática que lhe permite ter acesso ao dinheiro necessário em apenas 48 horas.

Resolvido o problema do financiamento, é altura de, literalmente, meter mãos à obra:

1º Isolamento

É altura de colocar os aquecedores e os caloríferos de lado e apostar no isolamento de sua casa.

Para além de lhe proporcionar uma redução significativa das faturas de eletricidade e gás, o isolamento de janelas e portas evitará a perda de calor e contribuirá para uma maior eficiência energética da sua habitação.

Neste sentido, substitua as janelas de vidro único por umas de vidro duplo e coloque placas de espuma na porta que, por sua vez, não só abafam os sons exteriores como lhe garantem isolamento térmico.

2º Coloque limitadores de caudal nas torneiras

Este é, provavelmente, o projeto de melhoria ambiental da casa mais simples e barato que pode desenvolver, já que basta comprar limitadores de caudal e instalá-los nas torneiras e no autoclismo.

Não se preocupe, porque apesar de limitarem o caudal, a pressão da água vai manter-se igual.

3º Instale lâmpadas LED

A iluminação é um dos grandes sorvedouros de energia em sua casa, por isso, se quer reduzir a sua fatura de eletricidade e tornar a habitação mais amiga do ambiente, pondere substituir as velhas lâmpadas por lâmpadas LED que, em média, gastam menos 80% de energia.

Para além disso, pode maximizar a iluminação natural pintando as paredes de branco e optar por cortinados claros/transparentes.

4º Reutilizar a madeira de móveis velhos para os pavimentos

Em vez de deitar fora os móveis de que já não precisa, pondere reutilizar a madeira para construir um deck no jardim ou até um pavimento mais divertido e ecológico para um quarto ou sala.

Também poderá utilizar a madeira para construir prateleiras para a sustentação de plantas, bancos ou caixas para guardar livros, roupas ou brinquedos.

5º Pintar a casa com tintas livres de COV

Acabamos este périplo pelas renovações de casa DIY amigas do ambiente com uma pintura, mas não uma pintura qualquer.

Quer goste de mais ou menos cor nas paredes de sua casa, deixe de lado as mais tóxicas tintas com compostos orgânicos voláteis e aposte em tintas mais ecológicas, como é o caso daquelas de base aquosa.

Apesar de um pouco mais caras, estas tintas são a garantia de que a sua casa será um lugar um pouco mais sustentável.