Entrega de licenças "Mundo da Música" a 14 escolas da Região
Entrega de licenças "Mundo da Música" a 14 escolas da Região
O secretário regional de Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho, esteve presente na cerimónia de entrega de licenças "Mundo da Música", que decorreu ao início da tarde na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar dos Ilhéus. Estas...
O secretário regional de Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho, esteve presente na cerimónia de entrega de licenças "Mundo da Música", que decorreu ao início da tarde na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar dos Ilhéus.
Estas aplicações interativas, designadamente Flute Master, Rhytmic Village, e Cornelius Composer, sustentadas na metodologia de Kodaly e Orff, pedagogos de referência da área de educação musical, constituem ferramentas que permitem desenvolver e complementar, de uma forma apelativa e divertida, as aprendizagens e os conteúdos previstos no programa e aprendizagens essenciais de música.
Esta iniciativa enquadra-se na aposta que a SRE tem vindo a realizar na introdução de novas tecnologias nas escolas enquanto mais-valias para a aquisição de competências por parte dos alunos.
«Esta nova metodologia que disponibilizamos aos nossos alunos resulta de uma perspetiva, que temos procurado desenvolver e assumido, de que a tecnologia faz parte desta nova geração, para quem estes conceitos são perfeitamente naturais. Tudo se torna mais fácil em termos de aprendizagem quando estamos imersos no processo e esta ferramenta vem proporcionar exatamente uma maior envolvência, participação e interação dos alunos com o processo de ensino-aprendizagem», enalteceu Jorge Carvalho, contextualizando a introdução dos manuais digitais no 5.º ano de escolaridade como uma aproximação das motivações e do contexto quotidiano dos jovens.
«Não temos dúvidas que, com estas novas metodologias, estamos a contribuir para que a formação dos nossos alunos, neste princípio da multiliteracia, neste caso particular na componente da música, aconteça de forma positiva», concretizou o secretário regional.
De referir que estas aplicações foram distinguidas, a nível mundial, tendo obtido, a título de exemplo, o 1.º lugar "Microsoft Partners in Learning", o prémio "5 de 5 estrelas Top Best Apps For Kids" e o "Golden Bee", entre outros.
Esta experiência piloto na Região Autónoma da Madeira envolve, este ano letivo, 14 escolas, perspetivando-se que no futuro seja alargado a um maior número de estabelecimentos.
Lista das 14 escolas que participam nesta experiência piloto:
EB1/PE/C da Ladeira e Lamaceiros
EB1/PE da Corujeira
EB1/PE da Lourencinha
EB1/PE da Assomada
EB1/PE do Caniço
EB1/PE/C Eng. Luís Santos Costa
EB1/PE do Areeiro e Lombada
EB1/PE dos Ilhéus - Coronel Sarmento
EB1/PE da Cruz de Carvalho
EB1/PE/C de Santo Amaro
EB1/PE de São Martinho
EBS de Santa Cruz
EBS de Machico
EBS Bispo D. Manuel Ferreira Cabral
Um edifício de 12 metros de altura, em forma de bolo de noiva, revestido de azulejos...
Damos valor à sua privacidade
Nós e os nossos parceiros utilizamos determinadas tecnologias no nosso site, como os cookies, para personalizarmos os conteúdos e a publicidade, proporcionarmos funcionalidades das redes sociais e analisarmos o nosso tráfego.