Manuela Aguiar lamenta que não haja uma federação internacional para os emigrantes
Manuela Aguiar lamenta que não haja uma federação internacional para os emigrantes
Manuela Aguiar, antiga secretária de Estado da Emigração e Comunidades Portuguesas, destacou hoje o papel do movimento associativo enquanto forma de integração dos emigrantes nas comunidades de acolhimento. Dando o exemplo francês, país para...
Manuela Aguiar, antiga secretária de Estado da Emigração e Comunidades Portuguesas, destacou hoje o papel do movimento associativo enquanto forma de integração dos emigrantes nas comunidades de acolhimento.
Dando o exemplo francês, país para onde foi “90%” da emigração para a Europa e onde houve uma “fantástica integração”, Manuela Aguiar mencionou o papel que hoje os lusodescendentes têm na sociedade francesa, transversal a todos os setores, ocupando altos cargos políticos e empresariais, apesar dos pais terem emigrado com pouca escolaridade.
“Os próprios franceses dizem que é a melhor das integrações”, disse, aludindo ao modo pacífico e de sucesso como a comunidade se entrosou com os locais.
Não obstante, Manuela Aguiar lamentou, por outro lado, que Portugal seja o único país europeu com grandes comunidades emigrantes que não tenha uma federação internacional.
O Conselho das Comunidades é um órgão consultivo, mas a federação internacional também teria um papel mais representativo dos emigrantes espalhados pelo mundo, defendeu.
Os Bombeiros Voluntários Madeirenses prestaram esta tarde, pelas 17 horas, socorro...
Damos valor à sua privacidade
Nós e os nossos parceiros utilizamos determinadas tecnologias no nosso site, como os cookies, para personalizarmos os conteúdos e a publicidade, proporcionarmos funcionalidades das redes sociais e analisarmos o nosso tráfego.