USAM coloca enfoque no trabalho de qualidade sem precariedade
USAM coloca enfoque no trabalho de qualidade sem precariedade
Ao longo desta semana, na Madeira, têm tido lugar diversas atividades comemorativas da Semana da Igualdade, sob o lema Emprego de Qualidade Viver e Lutar pela Igualdade, dinamizadas pela Comissão de Igualdade entre Mulheres e Homens da CGTP,...
Ao longo desta semana, na Madeira, têm tido lugar diversas atividades comemorativas da Semana da Igualdade, sob o lema Emprego de Qualidade Viver e Lutar pela Igualdade, dinamizadas pela Comissão de Igualdade entre Mulheres e Homens da CGTP, de forma a dar visibilidade às dificuldades vividas pelas mulheres no Mundo do trabalho e às suas lutas por uma efetiva igualdade, pelo direito a viver e trabalhar com dignidade e com direito a vida pessoal.
Hoje, no âmbito das atividades da CGTP, a USAM levou a cabo uma iniciativa junto ao Centro comercial La Vie, na qual esteve em foco a temática trabalho de qualidade sem precariedade, temática que se revela de particular importância pelo facto de a precariedade elevar Portugal a um lugar do podium, pois é o terceiro país da UE em que esta triste realidade atinge níveis mais altos, sendo as mulheres e as jovens as que mais são atingidos.
"Ora, os vínculos precários provocam um outro atentado à dignidade humana, que é o risco de pobreza em que se encontram uma percentagem demasiado elevada das trabalhadoras, para além de propiciarem condições de insegurança laboral.
Nesta balança entre a pobreza e insegurança as mulheres são as mais afetadas, devido à nossa realidade social que, ao longo dos anos, remeteu a mulher às tarefas domésticas, interrompendo, muitas vezes as suas carreiras, o que, apesar de contribuir para a economia do país, não lhes permite usufruir de subsídios nem de reformas dignas. Nos nossos dias, a mulher já tem acesso ao mundo do trabalho remunerado, mas nem por isso terminaram as desigualdades.
Os estudos provam que ainda existe discriminação salarial e que a jornada de trabalho das mulheres é em termos médios quase duas horas superior à dos homens, pois continuam a ser as mulheres a arcar com a maior parte das obrigações familiares. Não podemos continuar a deixar que a tradição se sobreponha à lei, por isso a CGTP tem estado na rua, ao longo de toda a semana, consciencializando para a importância de lutar pela Igualdade todos os dias, para uma criação de uma sociedade mais justa para todas", afirmou a dirigente da CGTP, Luísa Paixão.
Associado ao novo hotel de 5 estrelas, Les Suites at The Cliff Bay, do grupo PortoBay...
Damos valor à sua privacidade
Nós e os nossos parceiros utilizamos determinadas tecnologias no nosso site, como os cookies, para personalizarmos os conteúdos e a publicidade, proporcionarmos funcionalidades das redes sociais e analisarmos o nosso tráfego.