Açores e Madeira lideram faturação turística nacional
Com a pandemia ainda a condicionar o livre desenvolvimento da economia e a capacidade de atração de turistas ao nosso país, as regiões autónomas foram aquelas que, apesar das dificuldades, saíram “por cima” no deve e haver da faturação registada no verão português.
De acordo com o mais recente relatório da REDUNIQ Insights, em comparação com os dados do verão de 2019, Açores e Madeira registaram, respetivamente, um aumento da faturação total de 33,6% e 29,9%.
Com o fluxo de turistas estrangeiros a ser diminuto para aquilo que é normal, o grosso deste crescimento na faturação proveio de cartões nacionais, ainda que seja de registar diferenças entre as duas regiões autónomas. Assim, se em termos de cartões nacionais os Açores registaram um aumento de 68,3% e uma perda de 20,8% da faturação estrangeira face a 2019, o cenário na Madeira é inteiramente positivo nos dois casos: +36,6% nos cartões nacionais e +18,1% nos cartões estrangeiros.
Se destacarmos o caso da Madeira, única região do país onde a faturação proveniente de turistas estrangeiros cresceu, foi o turismo nacional o grande impulsionador do verão tendo-se verificado crescimentos da faturação com origem em cartões nacionais de 26,6% em Faro, 10,5% em Lisboa, e 10,3% no Porto. Como referimos, a faturação estrangeira registou o cenário inverso, com quebras face ao verão de 2019 de 40,7% em Lisboa, de 27,4% no Porto e de 22,1% em Faro.
No geral, quando realizada a comparação entre o verão de 2021 e o último verão pré-pandémico (2019), verifica-se um crescimento de 16,5% dos pagamentos com origem em cartões nacionais, enquanto a faturação de origem estrangeira neste verão registou uma quebra de 23,1%.
De acordo com o relatório, estes resultados assimétricos encontram justificação num variado e alargado conjunto de fatores:
“Se podemos justificar o aumento da faturação nacional com a gradual reabertura da economia, aliada a uma forte promoção do turismo em Portugal junto do mercado interno (basta analisar o aumento significativo do consumo nacional em regiões como a Madeira e os Açores), quando o assunto é a quebra da faturação estrangeira, ainda se verifica o impacto significativo da pandemia no regresso do consumidor externo ao nosso país, ainda que alguns mercados estrangeiros, como a França ou a Espanha, tenham aumentado a sua faturação em Portugal este ano, quando comparada com anos anteriores”, pode ler-se no site da REDUNIQ.
Contactless consolida liderança nos pagamentos
Longe das flutuações do turismo, o contactless continua a aumentar o seu peso na faturação total dos negócios nacionais. Se, em janeiro 2019, os pagamentos contactless representavam apenas 4% da faturação, no final do último mês de agosto, esta percentagem era já de 67% (do total de operações efetuadas na rede de pagamentos da REDUNIQ), o que vem comprovar, segundo o REDUNIQ Insights, “a gradual consolidação dos pagamentos sem contacto, e até uma crescente adesão dos portugueses a novas formas de pagar baseadas na utilização do smartphone ou wearables”.
Mais do que uma resposta à pandemia, estes números evidenciam que o contactless tornou-se uma alternativa fácil e segura para muitos portugueses assumindo-se como o futuro dos pagamentos.
Isto leva, obrigatoriamente, à necessidade do sistema retalhista nacional de se dotar desta tecnologia nos seus negócios, de modo a responder às novas exigências dos seus consumidores.
A REDUNIQ tem um papel fundamental em todo este processo. Através da disponibilização do TPA (terminal de pagamento automático) que permite aos comerciantes aceitar transações com recurso à tecnologia contactless dos seus clientes, a REDUNIQ está a ajudar a transformar o panorama do setor dos pagamentos em Portugal.
Prova disso é o terminal Android REDUNIQ Smart que, além de aceitar pagamentos por cartão por contactless, chip e MB WAY, traz incorporadas um conjunto de apps de gestão que auxiliam os negócios e lhes permitem ser totalmente móveis e digitais, como é o caso das apps certificadas ZS Mobile e WinRest.
Ao funcionar como terminal de pagamento automático e centro de gestão com ligação ao mundo digital, esta nova solução TPA Android da REDUNIQ oferece uma flexibilidade extra aos negócios na gestão dos seus recursos, uma vez que, por exemplo, com a app ZS Mobile o comerciante pode registar pedidos no terminal, faturar (certificação da AT) ou elaborar orçamentos e encomendas mesmo sem ligação à Internet, enquanto a app WinRest, desenvolvida a pensar na Restauração, permite aos restaurantes registar pedidos, consultar movimentos e stocks, gerir campanhas e comissões de empregados e apresentar os menus aos seus clientes. Tudo isto a partir de um único terminal de pagamento automático.